domingo, 19 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO UMA IMAGEM ATRAVÉS DE VALORES ADEQUADOS A MISSÃO DE GLORIFICAR A DEUS

Inicio esse artigo citando uma pergunta de Jesus aos seus seguidores. “Quem vocês dizem que eu sou?” (Mt 16:15) Essa pergunta nos sugere que Jesus estava interessado em saber a opinião dos seus seguidores acerca da imagem que eles estavam tendo a seu respeito. Jesus recebeu do Pai uma missão. O ministério que ele estava exercendo nas regiões da palestina como o Messias prometido de Deus a seu povo, deveria agregar valores adequados a esta missão. Construir uma imagem, imagem aqui é mais do que sua aparência física, de respeito, de honra, de admiração e outras virtudes e qualidades, dependerá do reflexo das nossas ações e atitudes.  Como disse Goethe, um grande escritor e poeta alemão: “o comportamento é o espelho no qual todos mostram a sua imagem”. Todas as pessoas que foram chamadas por Deus têm um propósito em comum: glorificar a Deus com sua vida. O apóstolo Paulo quando foi chamado, entendeu que esse chamado tinha um propósito central e buscou orientar sua vida dando sentido à razão da sua existência. O chamado de Deus sempre é claro e objetivo e, Paulo entendeu muito bem. Aos cristãos de Colossos Paulo escreveu que todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele (Cl 1:16), aos Coríntios exortou que qualquer coisa que fizéssemos, seja o básico como beber e comer, deveríamos fazer para glória de Deus (1Co 10:31). Por que Paulo tinha essa compreensão? Essa compreensão decorre da verdade de que: “Ele (Jesus) morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Co 5:15) pois “ Nele vivemos, nos movemos e existimos,...” (At 17:28). As cartas Paulinas endereçadas aos cristãos da Tessalônica adverte-os que o andar deles deveria ser um andar decente perante os homens (1 Ts 4:11), aos cristãos de Éfeso admoestou-os quanto ao cuidado com a maneira como eles deveriam viver, não como insensatos mas como sábios (Ef 5:15), aos Coríntios lembrou-lhes que suas vidas deveriam assemelhar-se a um aroma de um excelente perfume, agradável (2Co 2:15)  e que suas vidas seriam como uma carta aberta, conhecida e lida por todos (2 Co 3:2). Qual a leitura que as pessoas fazem da nossa vida? O que elas veem em nós? Qual  identidade está sendo construída sobre nós pelos nossos amigos, colegas e familiares? Reconheçamos que tudo isso dependerá da nossa conduta perante eles. Provérbios de Salomão nos diz que uma conduta irrepreensível é o que dá prazer e satisfação ao Senhor (Pv 11:20). Focar nossa vida no propósito de glorificar a Deus exigirá de cada um de nós um comportamento que agregue valores fundamentais para uma boa referência de imagem sobre nossa pessoa. Conforme o filósofo e poeta suíço, Henri Amiel “Toda conduta humana é um sermão mudo que serve como pregação eterna para as outras pessoas”. Quais os valores que você está agregando à sua imagem de cristão? Pense nisso.

Um comentário:

  1. Devemos ser santos como cristo foi santo.valor mais importante para ser agregado como cristao

    ResponderExcluir