terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DEFININDO ESTRATÉGIAS

No último domingo, dia 26 de janeiro, a classe de Jovens e Adolescentes se reuniu para mais um momento de crescimento e aprendizado. Na oportunidade discorremos sobre os alvos que temos, os alvos que desejamos, ou o que devemos alcançar, a fim de que, possamos chegar à maturidade e ao pleno conhecimento do Filho de Deus atingindo assim a plenitude de Cristo Jesus (Ef 4: 13 NVI). Até aqui, já estudamos sobre a importância da nossa missão ( ler post http://jovensesperancaibe.blogspot.com/2012/01/pra-que-serve-missao.html), dos valores adequados à nossa declaração de missão que devemos construir ou agregar a nossa vida cristã ( ler artigo http://jovensesperancaibe.blogspot.com/2012/02/construindo-uma-imagem-atraves-de.html ) e da visão, ou seja, aonde desejo chegar. Pra tanto, devemos ter alvos bem definidos em todas as áreas da nossa vida. Conforme o apóstolo Paulo, " Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo,... ( 1 Co 9:26)". Pra que tenhamos êxito, devemos definir as nossas estratégias, o que fazer e como fazer para alcançarmos os nossos objetivos em nossa vida cristã. Estes, deverá nortear toda nossa vida de tal modo que em tudo Deus seja glorificado. " Portanto, que comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus ( 1 Co 10:31)". Pensemos pois, nas ações, atitudes que devemos ter para que alcancemos aquilo que nos foi proposto por Deus. O prêmio da nossa soberana vocação.

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Filipenses 3:14

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO UMA IMAGEM ATRAVÉS DE VALORES ADEQUADOS A MISSÃO DE GLORIFICAR A DEUS

Inicio esse artigo citando uma pergunta de Jesus aos seus seguidores. “Quem vocês dizem que eu sou?” (Mt 16:15) Essa pergunta nos sugere que Jesus estava interessado em saber a opinião dos seus seguidores acerca da imagem que eles estavam tendo a seu respeito. Jesus recebeu do Pai uma missão. O ministério que ele estava exercendo nas regiões da palestina como o Messias prometido de Deus a seu povo, deveria agregar valores adequados a esta missão. Construir uma imagem, imagem aqui é mais do que sua aparência física, de respeito, de honra, de admiração e outras virtudes e qualidades, dependerá do reflexo das nossas ações e atitudes.  Como disse Goethe, um grande escritor e poeta alemão: “o comportamento é o espelho no qual todos mostram a sua imagem”. Todas as pessoas que foram chamadas por Deus têm um propósito em comum: glorificar a Deus com sua vida. O apóstolo Paulo quando foi chamado, entendeu que esse chamado tinha um propósito central e buscou orientar sua vida dando sentido à razão da sua existência. O chamado de Deus sempre é claro e objetivo e, Paulo entendeu muito bem. Aos cristãos de Colossos Paulo escreveu que todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele (Cl 1:16), aos Coríntios exortou que qualquer coisa que fizéssemos, seja o básico como beber e comer, deveríamos fazer para glória de Deus (1Co 10:31). Por que Paulo tinha essa compreensão? Essa compreensão decorre da verdade de que: “Ele (Jesus) morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Co 5:15) pois “ Nele vivemos, nos movemos e existimos,...” (At 17:28). As cartas Paulinas endereçadas aos cristãos da Tessalônica adverte-os que o andar deles deveria ser um andar decente perante os homens (1 Ts 4:11), aos cristãos de Éfeso admoestou-os quanto ao cuidado com a maneira como eles deveriam viver, não como insensatos mas como sábios (Ef 5:15), aos Coríntios lembrou-lhes que suas vidas deveriam assemelhar-se a um aroma de um excelente perfume, agradável (2Co 2:15)  e que suas vidas seriam como uma carta aberta, conhecida e lida por todos (2 Co 3:2). Qual a leitura que as pessoas fazem da nossa vida? O que elas veem em nós? Qual  identidade está sendo construída sobre nós pelos nossos amigos, colegas e familiares? Reconheçamos que tudo isso dependerá da nossa conduta perante eles. Provérbios de Salomão nos diz que uma conduta irrepreensível é o que dá prazer e satisfação ao Senhor (Pv 11:20). Focar nossa vida no propósito de glorificar a Deus exigirá de cada um de nós um comportamento que agregue valores fundamentais para uma boa referência de imagem sobre nossa pessoa. Conforme o filósofo e poeta suíço, Henri Amiel “Toda conduta humana é um sermão mudo que serve como pregação eterna para as outras pessoas”. Quais os valores que você está agregando à sua imagem de cristão? Pense nisso.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cante as Escrituras

"Canções por si só não mudam as pessoas. É a verdade que nos liberta. É essencial para nós, como líderes e adoradores mergulharmos em Sua Palavra e permitir que Sua Palavra remodele o contorno de nossos corações. Na verdade, Deus só tem um objetivo para todos nós, o de sermos conformes à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Para sermos – conforme – é uma tarefa difícil e árdua, uma jornada que nos leva ao moldar e ao altar momento a momento. É um processo de transformação que resulta na constante renovação das nossas mentes pela verdade de Deus (Romanos 12:2)."


Carta de Deus para você.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO UM CHAMADO DIVINO


Prezados irmãos e irmãs, estou compartilhando o link sobre o artigo que foi citado na classe dos Jovens e Adolescentes como leitura indispensável para uma melhor compreensão sobre a nossa vocação. Leitura recomendada.

Um abraço a todos!
http://www.pulpitocristao.com/2011/06/a-atuacao-profissional-do-cristao-como-um-chamado-divino/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vamos escrever nossa declaração de missão?

Com base nos textos bíblicos vamos escrever nossa declaração de missão e compartilhar uns com os outros no próximo encontro da Escola Bíblica Dominical no dia 12 a nossa declaração.

Seguem os textos para fundamentar a nossa declaração.


  • Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
  • Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. 
    Romanos 11:36
  • Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus 1 Coríntios 10:31
  • Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu. 2 Coríntios 5:15
  • Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça... Atos 17:28
Podemos começar assim:

Eu existo para...