quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como transformar a comunidade?

"Toda a criação é alvo da ação redentora de Deus. Há um mandato de responsabilidade, dirigido aos cristãos, que diz respeito ao nosso serviço na criação. Uma igreja local deve ser relevante seja na favela ou no palácio, seja no morro ou num condomínio fechado."


Leia o artigo na integra através do link http://www.ultimato.com.br/conteudo/como-transformar-a-comunidade

quarta-feira, 20 de junho de 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Graça e paz família!

Ontem, realizamos mais um encontro de tantos que já realizamos ao longo desse ano aos domingos no nosso recanto, IBE. Fizemos uma avaliação dos pontos FORTES e fracos da EBD, a fim de, identificar o que tem comprometido a participação dos irmãos e irmãs. À avaliação geral feita pelos os participantes sobre a EDB foi, em linhas gerais a seguinte:

  • Falta um maior compromisso dos irmãos em participar da EBD quanto a frequência, pontualidade e participação nas discussões;
  • A metologia foi aprovada;
  • O nível de leitura da Bíblia e outra literaturas ainda está a desejar;
  • Os temas livres estudados ou debatidos foram considerados de grande relevância;
  • O blog, foi considerado como uma ferramente importante, embora pouco acessado;
  • A EBD é entendida por muitos como espaço importante para o crescimento espiritual e amadurecimento na fé cristã;
  • Os temas serão previamente escolhidos pelos os participantes da EDB de modo que estejam alinhados com as nossas necessidades espirituais, doutrinárias e comunitárias.
Precisamos fazer da EBD um espaço privilegiado para nós, crentes em Jesus, de crescimento na Graça e conhecimento no nosso Deus. Não ignoremos a motivação da oração do apóstolo Paulo. 

"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." Cl 1:9

Vamos participar. Sua crítica , sugestão, participação e presença é muito importante.

Há... o tema da próxima lição sugerido pela nossa irmã Nanciara será : dízimo e ofertas.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Amor de Deus não é Incondicional




É um equívoco dizer que o amor de Deus é incondicional, para que seja assim o amor de Deus deveria cumprir duas condições que, a meu ver, estão implícitas no termo incondicionalidade: a não necessidade de pré-requisito e a não expectativa de reciprocidade. Vejamos:

A- "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." I Jo 4.19 (RC)

Deus não ama incondicionalmente: Deus ama para ser amado. Deus espera que seu amor por nós desperte amor por Ele. Se Deus amasse incondicionalmente a salvação teria de ser universal.

Incondicionalidade significa não exigir nenhum pré-requisito e não esperar nenhum tipo de resposta. Não é o caso: Deus espera ser amado. Logo, antes de ser incondicional, o amor de Deus atua para criar em nós condições de amá-lo. Não é incondicional porque dos dois fatores que demarcam a incondicionalidade: a ausência de pré-requisito e o não aguardo de resposta - o amor de Deus contempla apenas o primeiro. O amor de Deus não exige pré-requisito: "Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama, pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 5.8 - SBP) O amor de Deus, entretanto, exige uma resposta: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16 – RA) – Deus ama ao mundo, mas só salva àquele que responde ao seu amor.

B- "O amor de Cristo absorve-nos completamente, pois sabemos que se ele morreu por todos, então todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2Co 2.14,15 (SBP)

O amor sacrificial de Cristo é suficiente para salvar a todos, mas, é eficaz aos que, conscientes desse amor, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. O amor de Cristo espera gerar conversão, para que haja salvação.

C- "Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano." Rm 8.28 (SBP)

Deus é soberano, mas se responsabiliza pela história daqueles que o amam; o caminho dos ímpios, porém, perecerá (Sl 1.6). Deus garante que interferirá na história para que esta seja benéfica para os que o amam, contudo, deixará que os ímpios sigam livremente o seu curso, o que terminará em perdição. E, ímpios são os que não respondem ao amor de Deus.

D- "Foi antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de deixar este mundo para ir para o Pai. E ele, que amou sempre os seus que estavam no mundo, quis dar-lhes provas desse amor até ao fim. (...) Levantou-se então da mesa, tirou a capa e pegou numa toalha que pôs à cintura. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha. (...) Se eu, que sou Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também de agora em diante devem lavar os pés uns aos outros." Jo 13. 1, 4, 5, 14 (SBP)

Mesmo o ato mais amoroso e aparentemente incondicional de Cristo tinha um propósito: provocar conversão em seus discípulos, de modo que o imitassem. Não era, portanto, uma demonstração da incondicionalidade de seu amor, mas um ato pedagógico visando um fim específico. Deus ama primeiro, porém não incondicionalmente, ele espera uma resposta.

E- "E diz também: Se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer e se tem sede dá-lhe de beber. Ao fazeres isso, farás com que a cara lhe arda de vergonha." Rm 12.20 (SBP)

Mesmo o amor com que Deus manda que amemos não é incondicional, espera uma resposta. Ainda que a gente não deva parar de amar por motivo nenhum: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gl 6.9 (RA) – a gente, também, não pode perder a esperança de alcançar a resposta desejada.

F- "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." Dt 6.4,5

Deus espera ser amado, porque esta é a única maneira adequada de relacionar-se com Deus na beleza de sua exclusividade, de sua santidade: amá-lo acima de todas as coisas – o que significa sempre escolher a Deus, não importa quão tentadora seja a possibilidade oferecida; quem ama a Deus acima de todas as coisas só escolhe o que Deus escolheria, porque sempre escolhe a Deus.

G- "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou." Jo 14.21,24 (RA) "Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." 1Jo 2.4-6 (RA)

Quem ama a Deus? Aquele que o obedece. O que acontece com aquele que obedece a Deus? O amor de Deus é nele aperfeiçoado, isto é, nele o amor que saiu de Deus consegue cumprir a missão para a qual saiu. Deus ama para ser obedecido! Quem não obedece a Deus como resposta ao seu amor, não só não o ama como nem o conhece de fato; logo, não pode nele permanecer, até porque nem está nele.

H- "Nem todos aqueles que me dizem: ‘Senhor, Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus." Mt 7.21 (RA)

Os que não obedecem a Deus não serão salvos, não porque a salvação seja pelas obras, mas porque a graça de Deus, que em nós foi derramada, nos torna filhos da obediência, prontos para as boas obras e para andar de modo digno do chamado que recebemos; porque, pela graça, somos fortalecidos com poder no homem interior, podendo, assim, ser imitadores de Deus, como filhos amados, como nos ensina o apóstolo Paulo, na carta aos efésios.

Então, quem peca não é salvo? Para os que caem em pecado há uma palavra de obediência que, em sendo cumprida, demonstra que eles, ainda amam ao Senhor, embora, por um momento, o tenham desonrado: "Mas se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal." I Jo 1.9 (SBP). Há uma ordem clara para todo o que, se dizendo filho de Deus, cai em pecado: arrepender-se. A ordem é não pecar, contudo, disse João: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." I Jo 2.1 (RA). É preciso, entretanto, ter sempre em mente a palavra do apóstolo: "Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." I Jo 3.4,8 (RA)

O amor de Deus não é incondicional, Deus ama para ser obedecido.

Tudo, na Bíblia, parece dizer que Deus não deixa de amar porque não houve resposta ao seu amor, entretanto, também não deixa de esperar que essa resposta venha. E se ela não vier, apesar de todo o amor que dispensa às suas criaturas, executará o juízo.©ariovaldoramos


quarta-feira, 21 de março de 2012

Disciplina. O que significa?

Disciplina tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Também é um dos nomes que se pode dar a qualquer área de conhecimento estudada e ministrada em um ambiente escolar ou acadêmico. Geralmente diz respeito a uma Ciência ou Técnica, ou subderivados destas. Aqueles que seguem uma disciplina podem assim ser chamados de discípulos. 

Outros significados

No geral, castigo que produz obediência. No entanto, este conceito é muito limitado. A palavra "disciplina" deriva-se de "discípulo" e tanto uma quanto outra palavra, ambas tem origem do termo latino para pupilo que, por sua vez, significa instruir, educar treinar, dando idéia de modelagem total de caráter. Assim, a palavra disciplina, além de significar, em sentido acadêmico, matériaaulacadeira ou cátedra, também é utilizada para indicar, em educação, a disposição dos alunos em seguir os ensinamentos e as regras de comportamento.
psicologia, a sociologia e outras ciências sociais tentam explicar o fenômeno do aumento da indisciplina tanto nos meios académicos quanto na sociedade.
No campo militar, por exemplo, a disciplina é considerada uma qualidade a ser perseguida pelos soldados, com o objetivo de torná-los aptos a não se desviarem de uma conduta padrão, desejável para o bem comum da tropa, mesmo em situações de pressão extrema.
A disciplina é um hábito interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.

segunda-feira, 12 de março de 2012

AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ



Olá irmãos e irmãs! 

No próximo domingo estaremos estudando a importância da disciplina em nossa vida e pra que tenhamos um excelente momento de crescimento e aprendizado, estou compartilhando o  link http://plenitudedivina.wordpress.com/2008/04/05/124/ para leitura. Tenho certeza que esse tema trará contribuições importantíssimas pra nossa vida. Segue também o link de um vídeo sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=Q58Segv9aw4 ( A vitória da disciplina ). Vocês irão gostar muito e enriquecerá o nosso momento de crescimento e aprendizado, tudo isso, para a glória de Deus.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Meditação do dia!

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; "


Colossenses 3:16a (NVI)


"A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua

 riqueza,..."

 
Colossenses 3:16a (VC)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DEFININDO ESTRATÉGIAS

No último domingo, dia 26 de janeiro, a classe de Jovens e Adolescentes se reuniu para mais um momento de crescimento e aprendizado. Na oportunidade discorremos sobre os alvos que temos, os alvos que desejamos, ou o que devemos alcançar, a fim de que, possamos chegar à maturidade e ao pleno conhecimento do Filho de Deus atingindo assim a plenitude de Cristo Jesus (Ef 4: 13 NVI). Até aqui, já estudamos sobre a importância da nossa missão ( ler post http://jovensesperancaibe.blogspot.com/2012/01/pra-que-serve-missao.html), dos valores adequados à nossa declaração de missão que devemos construir ou agregar a nossa vida cristã ( ler artigo http://jovensesperancaibe.blogspot.com/2012/02/construindo-uma-imagem-atraves-de.html ) e da visão, ou seja, aonde desejo chegar. Pra tanto, devemos ter alvos bem definidos em todas as áreas da nossa vida. Conforme o apóstolo Paulo, " Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo,... ( 1 Co 9:26)". Pra que tenhamos êxito, devemos definir as nossas estratégias, o que fazer e como fazer para alcançarmos os nossos objetivos em nossa vida cristã. Estes, deverá nortear toda nossa vida de tal modo que em tudo Deus seja glorificado. " Portanto, que comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus ( 1 Co 10:31)". Pensemos pois, nas ações, atitudes que devemos ter para que alcancemos aquilo que nos foi proposto por Deus. O prêmio da nossa soberana vocação.

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Filipenses 3:14

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CONSTRUINDO UMA IMAGEM ATRAVÉS DE VALORES ADEQUADOS A MISSÃO DE GLORIFICAR A DEUS

Inicio esse artigo citando uma pergunta de Jesus aos seus seguidores. “Quem vocês dizem que eu sou?” (Mt 16:15) Essa pergunta nos sugere que Jesus estava interessado em saber a opinião dos seus seguidores acerca da imagem que eles estavam tendo a seu respeito. Jesus recebeu do Pai uma missão. O ministério que ele estava exercendo nas regiões da palestina como o Messias prometido de Deus a seu povo, deveria agregar valores adequados a esta missão. Construir uma imagem, imagem aqui é mais do que sua aparência física, de respeito, de honra, de admiração e outras virtudes e qualidades, dependerá do reflexo das nossas ações e atitudes.  Como disse Goethe, um grande escritor e poeta alemão: “o comportamento é o espelho no qual todos mostram a sua imagem”. Todas as pessoas que foram chamadas por Deus têm um propósito em comum: glorificar a Deus com sua vida. O apóstolo Paulo quando foi chamado, entendeu que esse chamado tinha um propósito central e buscou orientar sua vida dando sentido à razão da sua existência. O chamado de Deus sempre é claro e objetivo e, Paulo entendeu muito bem. Aos cristãos de Colossos Paulo escreveu que todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele (Cl 1:16), aos Coríntios exortou que qualquer coisa que fizéssemos, seja o básico como beber e comer, deveríamos fazer para glória de Deus (1Co 10:31). Por que Paulo tinha essa compreensão? Essa compreensão decorre da verdade de que: “Ele (Jesus) morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Co 5:15) pois “ Nele vivemos, nos movemos e existimos,...” (At 17:28). As cartas Paulinas endereçadas aos cristãos da Tessalônica adverte-os que o andar deles deveria ser um andar decente perante os homens (1 Ts 4:11), aos cristãos de Éfeso admoestou-os quanto ao cuidado com a maneira como eles deveriam viver, não como insensatos mas como sábios (Ef 5:15), aos Coríntios lembrou-lhes que suas vidas deveriam assemelhar-se a um aroma de um excelente perfume, agradável (2Co 2:15)  e que suas vidas seriam como uma carta aberta, conhecida e lida por todos (2 Co 3:2). Qual a leitura que as pessoas fazem da nossa vida? O que elas veem em nós? Qual  identidade está sendo construída sobre nós pelos nossos amigos, colegas e familiares? Reconheçamos que tudo isso dependerá da nossa conduta perante eles. Provérbios de Salomão nos diz que uma conduta irrepreensível é o que dá prazer e satisfação ao Senhor (Pv 11:20). Focar nossa vida no propósito de glorificar a Deus exigirá de cada um de nós um comportamento que agregue valores fundamentais para uma boa referência de imagem sobre nossa pessoa. Conforme o filósofo e poeta suíço, Henri Amiel “Toda conduta humana é um sermão mudo que serve como pregação eterna para as outras pessoas”. Quais os valores que você está agregando à sua imagem de cristão? Pense nisso.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cante as Escrituras

"Canções por si só não mudam as pessoas. É a verdade que nos liberta. É essencial para nós, como líderes e adoradores mergulharmos em Sua Palavra e permitir que Sua Palavra remodele o contorno de nossos corações. Na verdade, Deus só tem um objetivo para todos nós, o de sermos conformes à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Para sermos – conforme – é uma tarefa difícil e árdua, uma jornada que nos leva ao moldar e ao altar momento a momento. É um processo de transformação que resulta na constante renovação das nossas mentes pela verdade de Deus (Romanos 12:2)."


Carta de Deus para você.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO UM CHAMADO DIVINO


Prezados irmãos e irmãs, estou compartilhando o link sobre o artigo que foi citado na classe dos Jovens e Adolescentes como leitura indispensável para uma melhor compreensão sobre a nossa vocação. Leitura recomendada.

Um abraço a todos!
http://www.pulpitocristao.com/2011/06/a-atuacao-profissional-do-cristao-como-um-chamado-divino/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vamos escrever nossa declaração de missão?

Com base nos textos bíblicos vamos escrever nossa declaração de missão e compartilhar uns com os outros no próximo encontro da Escola Bíblica Dominical no dia 12 a nossa declaração.

Seguem os textos para fundamentar a nossa declaração.


  • Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
  • Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. 
    Romanos 11:36
  • Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus 1 Coríntios 10:31
  • Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu. 2 Coríntios 5:15
  • Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça... Atos 17:28
Podemos começar assim:

Eu existo para...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pra que serve a missão?

A Missão deve servir como uma bússola. O que faz uma bússola? Ela orienta, aponta a direção que queremos seguir. Então, a nossa declaração de missão deve nos guiar na direção da razão de ser da nossa existência. 

Por exemplo: 

A declaração da Missão da organização Walt Disney é: Fazer as pessoas felizes.
Ou seja, a Walt Disney afirma que ela exite, enquanto organização, para fazer as pessoas felizes. Então, toda ação, empreendimento e serviços que a Walt Disney  realiza e oferece tem como objetivo promover a alegria das pessoas. Concluímos afirmando que a declaração de Missão da Walt Disney serve para orientar e direcionar suas ações organizacionais com vistas a fazerem as pessoas felizes. 

Com este exemplo podemos está pesando na nossa declaração de Missão.

Para refletir


“Toda conduta humana é um sermão mudo que serve como pregação eterna para as outras pessoas”. Henri Amiel

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empreender e planejar: porque a vida vale +!

Você acredita que sua vida vale muito +? Então, vamos nos dedicar viver a vida que nos foi proposta por Cristo    com um nível de qualidade que resulte na vida abundante prometida pelo nosso Redentor. A vida abundante não pode ser vista como uma realidade futura, que será experimentada apenas no gozo celestial. A vida abundante é promessa pra vida presente e que se estende por toda eternidade. Então, vamos empreender e planejar a nossa vida que vale  +.

Primeiro, é importante entender o significado da palavra EMPREENDER. Conforme o dicionário, empreender significa: "Tomar a resolução de fazer uma coisa (de certo vulto) e começá-la: empreender um trabalho."

Vamos então, construir ou desenvolver um conceito de Missão pra nossa vida, com base  na palavra de Deus.

Missão => a definição ou afirmação de Missão deve definir o propósito central da nossa vida, o motivo da nossa existência, ou seja, qual a razão de ser da minha vida?

A proposta de crescimento e aprendizagem para a Classe de Jovens e Adolescentes nos próximos encontros de reflexão bíblica será a de construir um conceito ou afirmação sobre Missão, Valores, Visão e Estratégia. Por enquanto vamos trabalhar o conceito de Missão e nos encontros seguintes, daremos continuidade. O objetivo é que no final dessa série de estudos, todos com base nas Escrituras, possamos saber qual é o motivo da nossa existência, quais valores queremos agregar a nossa vida, a onde  queremos chegar (visão) e o que devo fazer (estratégia) para alcançar cumprimento da missão, para agregar valor à vida e para chegar a onde desejamos ( o alvo ).

Esperamos o envolvimento e participação de todos na realização desse objetivo. 

Graça e Paz!!!

Frases sobre oração na História.

"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra."
Robert Law (1788-1874)

Sobre quem fala uma Bíblia?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Por que você acredita na Bíblia?

No dia 29, a classe de Jovens e Adolescentes estará reunida para o 4º encontro da EBD do ano em curso para mais um momento de reflexão teológica sobre o tema em questão. Na oportunidade, sugerimos aos integrantes da classe assistirem o vídeo sugerido no link abaixo como suporte para a nossa discussão e reflexão.

Aguardamos a presença de todos!

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/06/biblia-wallpaper-artigo-video/

Leitura Bíblica

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/12/os-meios-da-graca-leitura-biblica-1/

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

22 de Janeiro, nosso terceiro encontro.

No próximo domingo, dia 22, iremos dialogar sobre a diferença que faz em nossas vidas conhecer as Escrituras Sagradas. Com base na palavra de Deus vamos compartilhar uns com os outros, com citações bíblicas, como era nossa vida antes e depois da Palavra de Deus. O objetivo é fortalecermos uns aos outros com o nosso testemunho como também incentivarmos uns aos outros ao estudo e leitura da Bíblia como método importante para uma vida de intimidade e santidade ao nosso Deus. 


A sua presença é muito importante para nossa comunhão em Cristo. Até lá!!!

O verdadeiro discipulado.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bíblia, que livro é este e qual a importância dele pra minha vida?

O tema do estudo de hoje pela manhã na classe de jovens e adolescentes foi de grande relevância para o nosso crescimento na caminhada de vida cristã.

Com a presença das irmãs Izabela, Neuzinha ( da classe de adultos ) e Janaina iniciamos assistindo um vídeo de 5 minutos sobre a bíblia onde, o pastor Ed René abordava a base de argumentação do pastor Ariovaldo Ramos, na Faculdade de Filosofia da USP sobre um questionamento feito a ele se a crença na bíblia como Palavra de Deus tinha fundamento. Você pode verificar a mensagem na integra no endereço http://ibab.com.br/conhecasuabiblia.php assistindo o vídeo " Bíblia, palavra de Deus".

Sobre a pergunta feita por mim: Como nós argumentaríamos se fossemos indagados sobre a veracidade dos relatos bíblicos e sua inspiração? Como defenderíamos a nossa fé na bíblia como palavra de Deus? 

Izabela argumentou que as profecias são uma evidência de que somente um livro inspirado por Deus poderia relatar com detalhes acontecimentos que ainda iriam acontecer como muitos aconteceram na história conforme os registros bíblicos descrevem.

Confiram o vídeo no endereço http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/11/provando-que-a-biblia-e-a-palavra-de-deus/ e amplie sua compreensão sobre o tema. 

Outro ponto importante discutido foi se cremos na existência de um único Deus e esse esse Deus quer ser conhecido (E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13 ), então ele se revelou na história e escreveu um livro para que os homens o conhecessem, logo, as Escrituras seria e é o locus dessa revelação. Então, concluímos que o fundamento para conhecermos a Deus é a sua Palavra. O ápice desse revelação se deu em Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

A importância das Escrituras para nós é a mesma que o ar que respiramos o é para nossa sobrevivência. Desprezá-la é o mesmo que desprezar o próprio Deus e a vida que Ele nos ofereceu em Cristo Jesus.

Para nossa meditação:

"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."João 17:3

 "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22:29

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Divirtam-se!!!

Acessem e  desfrutem bastante do conteúdo desses sites:

artedechocar.blogspot.com
voltemosaoevangelho.com
metanoiaindutiva.com
cristianismohoje.com.br
canteasescrituras.com
edrenekivitz.com
apenas1.wordpress.com
pulpitocristao.com


Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8

O que vai acontecer no próximo encontro?

O nosso próximo encontro será no dia 15 e, conforme foi discutido e combinado, estaríamos postando o tema da reflexão bíblica da escola dominical no nosso blog, que agora tem outro endereço e novo designer. Acho que vocês irão gostar!!!

Galera, como estamos começando um nova caminhada, diria que uma caminhada de reestruturação, mobilização e muita ação em prol da vida e do Reino ao qual pertencemos. Espero contar decisivamente com a participação, a força, a coragem, a criatividade e o dinamismo de cada um para fazermos desse ano de 2012, um ano frutífero para glória de nosso Deus.

Então... mãos no arado.

Tema da nossa reflexão: Bíblia, que livro é esse e qual a importância dele pra minha vida?


Sugestões:

Podemos apresentar  informações históricas sobre o livro, dados sobre a Bíblia, curiosidades, enfim, a criatividade é sua pra fazer desse tema um debate, uma reflexão interessantíssima. Portanto, pesquise sobre o assunto.

Primeiro passo foi dado

Ontem, exatamente às 9h e 10 min  tivemos a satisfação de darmos início à nossa classe de estudo bíblico da IBE do Jovens e Adolescentes com a presença de Zaíne, Laís e Izabela, além é claro do facilitador Maurício Carneiro. Foi um encontro saudável onde, dialogamos sobre assuntos da nossa vida cristã no contexto da comunidade local, de modo que pudéssemos compreender um pouco a nossa realidade e, a partir daí, projetarmos o que pretendemos realizar coletivamente e, com a participação de todos e todas, a construção de uma relação que fortaleça os nossos laços de fé uns com os outros e principalmente com o nosso Deus. Os desafios são muitos mas acreditamos que venceremos pois, como diz as Escrituras, maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo.